quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Atrair grandes empresas

Sabemos que a economia portuguesa é baseada em microempresas e PME. As grandes empresas encontram subterfúgios legais que possibilitam a abertura de empresas na Holanda e Irlanda. Grande parte das empresas do PSI 20 têm hoje Sociedades na Holanda e isso é sintomático.

Holanda e Irlanda hoje representam menos impostos mas também maior estabilidade fiscal e bancária.

A nossa ideia é a partir de um determinado escalão de rendimento haver uma redução abrupta dos impostos para podermos por fim atrair de volta não só as nossas grandes empresas como também grandes empresas estrangeiras. Por forma a garantir a estabilidade, assinar contratos de 20 anos de compromisso que só poderiam ser rescindidos pelas empresas em caso de falência da casa mãe e de todas as filiais.

Esta taxa mesmo que pequena representaria uma grande receita para o Estado que hoje não conta com nenhuma empresa destas a descontar. Não só representaria um aumento de receitas, como um aumento dos incentivos para determinadas empresas crescerem ainda mais. Este aumento de receitas poderia ajudar a reduzir ligeiramente o IRC e TSU das micro e PME.

Sem comentários:

Enviar um comentário